14 de novembro de 2010

Encontro 2

A partir daquela auto-contestação da casa 'mieseânica', no Rio Vermelho, veio a realização de algumas residências baseadas na reintrepetação da arquitetura colonial ou neo barroca, duas das quais, recentemente reutilizadas em exposições períodicas da Casa Cor.

Os locais urbanos - Mouraria, Morro do Ipiranga, Pituba, além de outros - apresentam projetos naquela fase, carcterizados pelo telhado cerâmico de duas águas. O desdobramento do conhecimento e estudos do movimento moderno e suas práticas capacitam e estimulam o trânsito de renovação.

Casa de Eduardo Carvalho no Morro Ipiranga

                         
Casa de Adriano Fernandes na Mouraria
   
A casa Quinta das Mangueiras, projeto de 1975, evidencia e reflete esta situação.


Casa Quinta das Mangueiras na Barra 


Mais tarde, em diferentes datas, acontecem outros projetos meus no cenário da cidade, uma série de casa em tijolos aparentes utilizando diversas estereotomias.


Casa de José Paixão em Itapuã


Entre estas, a casa do Jurista José Pedreira Lapa ganha destaque, considerada como intextual, a dinâmica espacial dificulta sua leitura, mas, a singularidade da sua concepção promove lugar espacial na arquitetura residencial com coberturas, permitindo, ao interior, iluminação zenital através de elementos piramidais.

Plantas da Casa de José Pedreira Lapa



Casa de José Pedreira Lapa

Confortável, hoje constato a linha das minhas obras, saudando o que somos nesta incomparável cidade do Salvador.



Assis Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário