4 de novembro de 2010

Salvador, nossa cidade




Cidade do Salvador. Desenho realizado em 1959 pelo arquiteto Assis Reis.


Ainda possuo parte da forte emoção quando avistei, em 1943, o atraente frontispício da Cidade do Salvador encimado na colina, mostrando contínua linha do casario anônimo ritmado pelas altas torres das igrejas. Muralhas e contrafortes de pedras permitem passagem às ladeiras que riscam o verde das encostas, tudo perfila lembranças das antigas acasteladas cidades medievais. De justo, repentinamente surge no contexto da musicalidade orgânica do quadro a gigante obra moderna do elevador Lacerda, articulando a cidade alta da baixa.

Em 1957, quando retorno da viagem à Europa, embarco no navio da linha Portugal-Brasil. Coinscidentemente, uma colônia de portugueses emigrantes embarcam, também, para o Brasil. Quando nosso navio, depois da longa viagem marítima de 10 dias, penetra na Baía de Todos os Santos, a portuguesada integrante da colônia corre para o convés para observar com acumulada ansiedade a terra brasileira, a Cidade do Salvador montada nas colinas. Foi sensacional a vibrante e festiva reação deles, como uma só voz, todos cantavam: Viva, isto é o que é o Brasil!, viva!, viva! ... é muito mais do que esperávamos!, viva!, viva!.

Este acontecimento permitiu, mais tarde, com o desenvolvimento dos estudos e práticas nas realizações dos meus projetos, a plena compreensão da extrema alegria e exaltação coletiva daquela emigrante colônia diante o frontal da nossa cidade; o tanto e quanto a urbanística portuguesa doou à sua comunidade os princípios e imagem da sua Fortaleza de Mazação, em Marrocos, fundamentada na ambiência e funcionalidade do Parthenon, nas elevadas colinas de Atenas.

Salvador, 04 de novembro de 2010.

Assis Reis.

2 comentários:

  1. Caro Mestre Assis Reis,

    É com grande satisfação que recebi a divulgação do seu Blog do Assis. Adorei os seus desenhos e relatos, espero que continue postando com frequência. Estou divulgando entre amigos e arquitetos. Postei seus desenhos no meu blog CROQUIS DE ARQUITETURA, que também trata de desenhos, aquarelas, telas, croquis, etc. Se puder dá um pulo lá, pois você também foi responsável em criar "cobra" que desenha: http://croquisdearquitetura.blogspot.com/

    Um grande abraço, Assis. Te desejo saúde e longa vida. Esses são os votos desse seu velho colaborador... e aprendiz de "lápis de cor".

    André Luiz Lissonger

    ResponderExcluir
  2. Sr. Assis, sou colega do Zeca e sempre vemos seu blog... Sou morador da Cidade Baixa e aqui falta um grande projeto que valorize esta linda região ! que tal?

    ResponderExcluir